quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aquecimento global... Tá...

Como já confessei, sou chegado a uma teoria da conspiração. E, talvez, seja por isso que me intriga tanto a questão do aquecimento global.

Na verdade, acabei de ter um insight. Toda a discussão em torno do aquecimento se dá para tentar desviar do campo moral a incompetência crônica do atual Sistema em produzir ou sustentar 'vantagens', melhorias e dignidade para a humanidade como um todo. Como o desenvolvimento é a única redenção possível, precisamos elevá-lo ao ponto de que avanços tecnológicos resolvam, com simplicidade desconcertante, todos os problemas em que nos metemos por perseguí-lo desmedidamente.

Uma outra coisa que me chocou neste assunto foi o desfecho do encontro em Copenhage... Lá se discutiram todos os desdobramentos nefastos que podem ter nossa conduta irresponsável com relação ao equilíbrio da atividade humana com os ciclos do planeta. E até acho que grandes catástrofes, como o Tsunami na costa da Ásia e o terremoto no Haiti, são espécies de castigo da mãe terra aos seus filhos mal educados. Mas, o que nos deixa perplexo é que a constatação de que o futuro do planeta estaria ameaçado se não mudarmos imediatamente de postura (e mesmo o conceito de riqueza, que baliza quanto, como e por quê produzimos) não produz nenhum efeito no sentido de instaurar uma cooperação entre todos para tentar manobrar o problema. Em suma, como o Molion, que está sendo entrevistado nos links abaixo, não acredito em aquecimento global, mas, se acreditasse, ficaria muito puto em assistir a elite do mundo se reunir para constatar que salvar o planeta fere interesses poderosos demais. Interesse de quem, caras pálidas? Mesmo me considerando bastante egoísta, tenho uma filha e, por ela, um amor que mal compreendo. E pretendo deixar ao menos os cacos do que me entregaram para que ela faça com eles o que bem entenda.

Seguem os links, que valem muito a pena.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/10/duas-entrevistas-com-o-prof-luiz-carlos.html

Na verdade, este post já está um pouco antigo... Acho até que já tenho uma idéia melhor sobre os porques do alarme em vota do aquecimento... E tem a ver com a manutenção do estado das coisas... Para que permaneça vagando sem rumo 'o colosso do sul', y sus hermanos... Mas cansei mesmo de falar disso...
 
Acho que estou ficando mais leve, apesar do calor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário